27/11/2014
Medos, angústia e ansiedade foram os temas da conversa realizada pelo Neurologista Dr. Fernando Bergmann. Na plateia, os alunos do 1º e 2º anos do Colégio Dom Bosco. Atentos, todos prestaram atenção a cada ensinamento e nas dicas que o profissional abordou.
Essa atividade faz parte do projeto As Novas Gerações e o papel da Escola, que vem sendo realizado no Dom Bosco desde março deste ano. Atividades para os pais, alunos e professores têm sido organizadas com o intuito de qualificar, cada vez mais, o processo de ensino e aprendizagem, e também, proporcionar ações diferenciadas de aprendizagem.
O profissional falou sobre dificuldades de aprendizagem e o que os alunos têm que fazer para explorar melhor o cérebro para resolver este problema. O momento foi de reflexão, e aprendizagem entre os alunos. Segundo a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Leni Spanivello da Rosa, “Percebe-se muitas vezes que o nervosismo toma conta de alguns alunos no momento das avaliações. Queremos, com essas atividades, auxiliá-los neste processo da construção do conhecimento”.
Dr. Bergmann passou dicas para os estudantes de como memorizar melhor os conteúdos estudados em aula. Lara CassolZimmermann, aproveitou a ocasião, “Foi uma oportunidade ótima, pois pude me conhecer melhor e entender como funciona meu cérebro e sua forma de memorização. Trazendo isto para nossa vida de estudante, mostrou como nos preparar para provas e lidar com o esquecimento, gerado muitas vezes por fatores externos. Tivemos a clareza de que cabe a nós a prática do estudo e que para sermos competentes em algo, precisamos de treino e compreender que aprendemos de forma diferente uns dos outros".
A atividade encerrou o ciclo de ações do Projeto Novas Gerações e o papel da Escola, previstas para este ano. Para 2015, o projeto deve se estender para as turmas do Ensino Fundamental.